Aperitivos rápidos para uma recepção em casa



Aperitivos rápidos para uma recepção em casa


Receber a família e amigos em casa é sempre muito gostoso, mas para muitos pode parecer um pouco trabalhoso. Mas a verdade é que com planejamento e organização isso pode ser fácil, rápido e você não precisa ficar horas na cozinha.

Hoje irei dar dicas de aperitivos simples para quem quer fazer apenas uma recepção com bebidas e comidinhas. Afinal você não precisa sempre fazer uma refeição completa para receber. Uma recepção informal, com vários aperitivos tem seu charme e valor. Escolha os que mais lhe agradar, monte uma bela mesa, selecione as bebidas, deixe tudo pronto, e quando seus convidados chegarem você poderá curtir a companhia deles sem se preocupar.


Pastinha de gorgonzola com cebola caramelizada:


Para a pastinha:


250 g de ricota cremosa ou cream cheese

200 g de gorgonzola

Sal e pimenta do reino a gosto

Bata em um processador todos os ingredientes até obter um creme homogêneo. Coloque no pote que irá servir, cubra com plástico filme e deixe na geladeira até o momento de servir.


Para a cebola caramelizada:


3 cebolas médias cortadas em rodelas fininhas

1 colher (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de shoyu

1 colher (sopa) de manteiga

Refogue a cebola no azeite, até que ela fique transparente. Acrescente o shoyu e a manteiga e deixe cozinhar em fogo baixo até caramelizar e ficar dourada. Não é necessário o sal, o shoyu geralmente já é bem salgado e a pastinha de gorgonzola também. Deixe em recipiente fechado até a hora de servir.

Para servir, coloque as cebolas sobre a pastinha e sirva com pão ou bolachinhas salgadas.


Hummus


300 g de grão de bico (pode ser de lata ou cozido previamente)

2 colheres (sopa) de tahine

1 dente de alho

1 colheres (sopa) de azeite

Suco de ½ limão

Sal e pimenta a gosto

Coloque todos os ingredientes no processador ou liquidificador e bata até ficar homogêneo. Se necessário adicione mais azeite ou limão para ter uma massa cremosa. Isso pode ser necessário a depender da textura do grão de bico. Coloque em um pote e reserve na geladeira. Quando for servir coloque um fio de azeite e decore com páprica picante em pó ou cebolinha. Sirva com pão pita ou algum outro pão salgado de sua preferência.


Coalhada seca rápida


1 pote de iogurte natural


Coloque o iogurte em um filtro de pano ou uma fraldinha bem fininha e deixe ele dessorar de uma noite para a outra, fora da geladeira. No dia seguinte tempere com sal, pimenta e azeite.


Melão com parma


Corte quadradinhos de melão e envolva em uma fatia de presunto parma, finalize com um espeto, coloque em uma bandeja e sirva. Prepare um pouco antes de servir para manter o frescor do melão.


Feta com melancia


Corte queijo feta em cubos e melancia também. Em um espetinho coloque um quadradinho de feta, uma folha de hortelã e a melancia.

Você pode deixar o queijo cortado antes mas a melancia prepare perto de servir para não soltar muita água.

Você pode fazer essa combinação também em forma de salada e servir em mini porções.


Tomate Confit com Burrata


300 g de tomatinhos cerejas

2 dentes de alho cortado em lâminas

½ colher (chá) de sal

Pimenta do reino a gosto

Ervas frescas de sua preferência (manjericão, tomilho ou orégano vão muito bem)

Coloque todos os ingredientes em uma assadeira e cubra com azeite e leve para assar em forno a 180°C por 1 hora.

Espere esfriar.

Coloque a burrata no centro do prato, os tomates ao redor, decore com manjericão fresco, uma pitada de sal e um fio de azeite. Sirva com pão.


Tábua de frios


A opção mais clássica e que sempre agrada.

Misture em uma bela tábua ou prato diferentes tipos de queijos, salames e presuntos. Decore com frutas, castanhas e azeitonas.

Para os embutidos: escolha 2 tipos de salame ou presunto.

Para os queijos: combina queijos mais firmes e macios, fortes e suaves, escolha de 2 a 3 queijos.

Disponha de forma harmônica e que valorizando as cores de todos os itens.


Sugestões de acompanhamentos: uvas, morangos, frutas vermelhas, damascos, tomatinhos cerejas, rodelas de pepino, azeitonas pretas e vermelhas, geleias e mel.


Queijos cremosos como o queijo de cabra ficam muito bons servidos com mel ou geleia.

Abra alguns damascos ao meio e recheie com gorgonzola cremoso.


Sirva com uma bela cesta de pães variados e algumas das pastinhas que sugeri a cima.


Escolha as opções que lhe agrade, monte uma bela mesa, separe a louça, guardanapos, copos e deixe tudo a disposição para seus convidados se servirem. Escolha as bebidas e pronto, agora é só aproveitar.


Quer aprender novas receitas?


Saiba mais sobre o Ebook-Páscoa


Agora você poderá acessar um dos cursos mais pedidos da Liliane no conforto da sua casa! O curso Chocolataria Básica foi desenvolvido para aqueles que querem aprender a trabalhar com o chocolate de forma simples e correta. Ela irá  ensinar que mesmo parecendo complexo, trabalhar com o chocolate é prazeroso.Você irá aprender a derreter e temperar o chocolate corretamente e sem segredo. Irá aprender a fazer bombons com recheios versáteis e diferenciados, trufas e mendiants. E toda a técnica de montagem dos bombons e trufas.Com estas receitas você poderá criar outros sabores tendo assim infinitas possibilidades de criação.


Para saber mais, clique aqui! 

3 visualizações

Quer fazer parte do nosso Projeto?

© 2020 Brempex 

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram