A importância do texto no Marketing digital

Atualizado: Jun 23

Quem tem seu próprio negócio sabe que o sucesso de um empreendimento depende de vários fatores, entre eles, a qualidade dos produtos e serviços, atendimento ao cliente e a imagem da empresa nas redes sociais. Sim! Consolidar a sua marca produzindo um bom marketing digital é de grande importância. Antigamente, a velha propaganda “boca a boca” era a alma do negócio, mais tarde, com a chegada do marketing/publicidade, a preocupação com a imagem institucional ou comercial tomou outras proporções. Com o advento da internet, o empreendedor ganhou a possibilidade de alcançar o público de forma direta e mais rápida, mantendo um contato e interação que aproxima o cliente cada vez mais. Mas, é preciso saber como utilizar as ferramentas de forma correta, pois, da mesma forma que uma rede social pode levar o nome da sua empresa ao topo, qualquer mínimo erro também pode te levar rápido ao prejuízo. Por isso, é necessário atentar para alguns detalhes quando se trata de administrar uma página comercial, levando em consideração inúmeros pontos que não devem ser jamais ignorados. Fotos, vídeos, imagens de diversos tipos são, sem dúvidas, os meios mais fáceis de atrair a atenção dos seus seguidores, mas, e o texto? Em um mundo em que as pessoas se preocupam tanto com a imagem, muitas vezes acabam esquecendo de um detalhe super importante; a escrita. Apesar de ser comprovado que o público não utiliza a maioria do tempo lendo textos, isso não diminui a importância de uma boa escrita. Antes de redigir um texto para seus seguidores é preciso analisar quem eles são, o que gostariam de ler, a forma como dirigir-se a eles e o tom que você poderá utilizar. É importante lembrar que escrever para um público não significa excluir outro. Por isso, mesmo que você tenha uma posição a respeito de uma ideia, passe a mensagem de forma que ela seja bem recebida para quem concorda com você, mas, que não seja “desconfortável” para os que pensam diferente. Manter a imparcialidade é crucial para a imagem de uma empresa.



“O que eu devo observar na hora de escrever um texto para minha rede social?”

Independente do tamanho do seu texto, seja um curto ou longo, existem alguns pontos que não podem fugir da regra, devem sim serem levados em consideração. Aqui vão eles:

  1. Gramática e ortografia

É importante escrever corretamente. Um texto sem erros ortográficos passa uma imagem de responsabilidade e preocupação do empreendedor com o público.

Evite usar abreviações desnecessárias, é muito comum ver pessoas utilizando “vc”, “tbm”, “hj” e assim por diante. Acontece que, enquanto você escreve desta forma para seu público, o seu concorrente oferece uma imagem mais séria e livre de erros, mostrando uma capacidade de produzir um conteúdo sem erros tão básicos.

Sabemos que é comum o uso de expressões populares ou expressões que estão fazendo sucesso naquele momento, mas, na hora de utilizar tais expressões, é necessário o uso das aspas para evitar que a frase pareça um erro grosseiro. 

  1. Como dirigir-se ao público

É comum o uso do tom mais informal nas redes sociais, mas, isso depende do seu público e do serviço que você oferece.

Caso a empresa deseje manter um tom mais coloquial, o mais indicado é o uso da pessoa verbal “nós” . No caso que a comunicação com o público ocorra de uma forma mais direta e sem formalidade, os textos podem ser sempre redigidos na primeira pessoa do plural. 

Lembrando mais uma vez que, escrever no tom informal não significa escrever de forma incorreta!

  1. Clareza

Um bom texto deve ser claro, ou seja, fácil de entender. Procure utilizar expressões ou palavras de fácil compreensão, isso ajudará a passar sua mensagem de forma mais objetiva e correta.

  1. Persuasão

Seu texto precisa convencer seus seguidores que o seu produto/ serviço é essencial para eles. Por isso, é importante produzir um conteúdo de interesse e de forma persuasiva, que envolva o cliente na sua ideia e “prove” para ele que o que você oferece é a melhor opção dentro do mercado.

  1. Revisão

Sim, você deverá sempre revisar seus textos antes de publicá-los. Enquanto você redige, alguns erros passam despercebidos aos seus olhos, por isso, o mais indicado é que uma terceira pessoa revise o texto. Caso você seja a única pessoa responsável por isso, faça uma pausa após a conclusão do texto e o leia novamente, mais tarde. Assim, você irá perceber e corrigir os pequenos erros.

Se o texto foi escrito e deve ser publicado o mais rápido possível, leia e releia pelo menos duas vezes. E, se mesmo assim você publicar o texto com algum erro, mas só perceber depois, você poderá editar ou,  caso não deseje atrapalhar o engajamento do “post”, apenas faça uma “errata” comentando o erro de digitação. Isso dará credibilidade e seus seguidores perceberão que o erro não passou despercebido.

Então, não importa se o texto é longo ou curto, saber comunicar-se corretamente é essencial para o seu negócio. No início, pode parecer difícil com tantas informações, mas, logo irá perceber que são instruções fáceis e que irão trazer benefícios para sua empresa.

Agora, pega essas dicas e mãos à obra!



7 visualizações

Quer fazer parte do nosso Projeto?

© 2020 Brempex 

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram