Bombom de Morango com Leite Condensado: como deixar o que já é bom ainda melhor



Bombom de Morango com Leite Condensado: como deixar o que já é bom ainda melhor


Sempre buscamos novidades para nossos clientes, no entanto devemos lembrar que o que é clássico tem sempre seu espaço garantido. É o caso do bombom de morango com leite condensado. Ele está presente em quase todo cardápio de quem vende doces e sempre vai ser um sucesso. Afinal, é impossível não amar essa combinação.


Por aqui já estamos na temporada dos morangos: eles estão lindos, frescos, com um aroma incrível e muito suculentos. Hora de aproveitar a oportunidade e fazer bombons lindos e deliciosos para você e seus clientes. Pode inclusive tornar-se um produto sazonal no seu cardápio.


Vou mostrar aqui como preparo e deixar a minha sugestão de apresentação, que com certeza vai agregar valor no seu produto final.


Para uma receita precisamos de:


2 latas de leite condensado de boa qualidade


30g de manteiga sem sal


1 colher (chá) de pasta saborizante sabor baunilha


Morangos frescos**


Chocolate de sua preferência**


Confeitos diversos e pó para decoração de superfície em tons metalizados


**A quantidade de morangos e chocolate vai depender do tamanho dos morangos que você escolher, o que irá influenciar também o rendimento da receita.


Passo: fazer o brigadeiro branco.


Em uma panela de fundo grosso coloque o leite condensado, manteiga e pasta saborizante e leve ao fogo médio mexendo delicadamente até começar a ferver. Neste momento abaixe o fogo e continue mexendo até o ponto correto.


Mexa sempre delicadamente, não queremos que nosso brigadeiro fique cristalizado e duro.

Para saber o ponto do brigadeiro, coloque um pouco de massa na espátula e se ela cair em blocos seu brigadeiro está pronto.


Ah, mas se ele soltar do fundo da panela ele já está bom também? Bom, depende da panela. Como existem vários tipos, materiais e qualidade, eu acho mais seguro o teste da espátula.


Retire o brigadeiro do fogo e coloque em uma travessa untada para esfriar. Espere esfriar em temperatura ambiente e depois coloque na geladeira. Faça o brigadeiro pelo menos uma noite antes de montar seus bombons, assim ela vai ficar com uma consistência firme, melhor para enrolar.


Passo: preparar os morangos


Escolha morangos de tamanhos semelhantes, eu prefiro eles não muito grandes, cerca de 3 cm de comprimento.


Coloque eles de molho em água com vinagre. Para cada litro de água use 1 colher de sopa de vinagre. Deixe de molho por cerca de 20 minutos e enxague em água corrente. Deixe escorrer bem e finalize secando um a um com papel toalha.


Não corte os cabinhos, iremos usar ele inteiro.


Passo: modelar os bombons


Com os morangos lavados, o brigadeiro já frio, vamos modelar. Unte a mão com um pouco de manteiga, abra um pouco de massa e envolva o morango. Veja que eu não envolvo eles por completo. Deixo a parte próxima ao cabinho sem massa.

Modele bem o morango para que ele fique com o formato o mais próximo do real. Reserve.


Passo: preparar o chocolate


Para o banho use chocolate de boa qualidade. Fica legal usar tipos diferentes, escolha os que mais lhe agradar. Eu usei Chocolate Callebaut 54,5% e Ruby.

Derreta e tempere o chocolate de acordo com alguns dos métodos de temperagem. Para os meus usei a temperagem por adição (Mycryo).

Neste método adiciona-se 1% de mycryo para cada 1kg de chocolate derretido, ou seja, para 1kg de chocolate adiciona-se 10g de mycryo.

Derreta o chocolate entre 40-45°C. Deixe-o esfriar em temperatura ambiente até a temperatura de 34°C e então adicione o mycryo, misturando bem até que toda a manteiga derreta e o chocolate atinja as temperaturas abaixo:


Chocolates Amargos: 30 – 32 °C


Chocolate ao Leite, branco e Ruby: 28 – 29 °C


Passo: banhar os morangos e decorar


Para ficar mais fácil o banho e manter os cabinhos sem chocolate, espete o morango em um palito e banhe cuidadosamente, escorrendo bem o excesso. Coloque no tapete de silicone.


Neste momento se quiser colocar algum confeito coloque. Eu gosto de misturar diferentes tipos de decoração na mesma caixa:


Confeitos, castanhas, ouro comestível: aplique enquanto o chocolate estiver molhado.


Riscos de chocolates: espere os morangos banhados secarem, coloque um pouco de chocolate derretido e temperado em um saquinho, corte a pontinha bem fininha e decore os bombons.


Decorados com pó metalizado: quando os morangos estiverem secos use pós para decoração comestível e pinte os morangos


Armazenagem:

Conservar em caixas dentro da geladeira, na parte mais baixa (onde é menos frio). A durabilidade é de no máximo 5 dias.


Minha dica:

Deixe o brigadeiro pronto e monte os bombons quando for vender. O brigadeiro pode ser congelado por até 3 meses ou mantido na geladeira por 7 dias bem embalado.


Embalagem:

Como já é um bombom bem decorado, escolha caixas lisas e elegantes, assim sobressai a decoração do bombom.


Saiba mais sobre o Ebook-Páscoa


Agora você poderá acessar um dos cursos mais pedidos da Liliane no conforto da sua casa! O curso Chocolataria Básica foi desenvolvido para aqueles que querem aprender a trabalhar com o chocolate de forma simples e correta. Ela irá  ensinar que mesmo parecendo complexo, trabalhar com o chocolate é prazeroso.Você irá aprender a derreter e temperar o chocolate corretamente e sem segredo. Irá aprender a fazer bombons com recheios versáteis e diferenciados, trufas e mendiants. E toda a técnica de montagem dos bombons e trufas.Com estas receitas você poderá criar outros sabores tendo assim infinitas possibilidades de criação.


Para saber mais, clique aqui! 

3 visualizações

Quer fazer parte do nosso Projeto?

© 2020 Brempex 

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram