Concorrência ou Parceira?



Hoje em dia, em um mundo onde se tornou relativamente mais fácil ser o dono do próprio negócio, é bem comum barrarmos frequentemente com colegas de profissão que podem ser considerados nossos concorrentes. Mas, afinal de contas, como eu posso reconhecer se o meu colega é realmente uma concorrência para mim?

Segundo o Sebrae, a concorrência pode ser definida como “empresas que atendem as mesmas necessidades do mesmo público-alvo do seu negócio”. E, para ser seu concorrente, é preciso cumprir duas condições:

  • Produtos e serviços que atendem as necessidade de maneira igualada

  • Foco no mesmo perfil de clientela

Certo, mas agora? Essas condições realmente se encaixam, o que devo fazer? Calma! Não é hora de sair por aí se comportando de forma não ética e querer puxar o tapete do colega, não faremos isso, não é mesmo? Existem opções que vão te ajudar a ver o outro profissional não como seu concorrente, mas como um parceiro.

“Espera aí! Você está me dizendo que eu posso sair ganhando se formar uma parceria com meu concorrente?” A resposta é sim!

Claro que vários pontos devem ser analisados, para que ambas as partes sejam beneficiadas nesta parceria.

Vamos começar a analisar alguns pontos:

  • Nós temos a mesma formação/serviços?

  • Oferecemos os mesmo produtos e serviços?

  • Temos estabelecimentos no mesmo local? (Bairro, cidade, estado, país)

  • Nós dois atendemos o mesmo público?

  • Qual o nosso diferencial? O que eu ou o parceiro tem que podemos usar como uma vantagem para cada um?

  • Para as que vivem no exterior: Em quais línguas eu posso atender meus clientes e em quais línguas meu parceiro também pode atender os seus clientes?

  • Nós usamos os mesmos produtos? Caso sim, podemos comprar juntos de um representante e, desta forma, conseguir um desconto maior no fornecimento de produtos ou material?

Depois de analisar estas questões, você pode perceber que haverá pontos onde as duas empresas podem ajudar-se mutuamente.

Uma das formas mais comuns e fáceis nos dias de hoje é a indicação através das redes sociais. “Mas, como assim? Você quer que eu faça propagando do meu concorrente na minha própria página?”. Bem, na verdade, é mais ou menos isso mesmo. Mas, veja só, se você está em Munique e sua concorrente em Hamburgo, não seria excelente que, durante essas indicações, o seu negócio torne-se conhecido através da “propaganda” que ela faz? Da mesma forma, que ela se torne também conhecida através da divulgação que você faz? Uma forma de publicidade barata, que irá atingir o nicho que deseja alcançar e tornará o nome da empresa mais conhecido.

Você já tem algum tipo de relação com o outro ou outra empreendedora? Ótimo! Já é um começo. Que tal propor um convite para um simples café e aproveitar a oportunidade para expor suas ideias?

Ainda não tem contato direto com a pessoa? A internet é um grande auxílio nessas horas. Tente entrar em contato através de mensagem, mas, primeiramente, de forma mais tímida, sem colocar de pronto sua sugestão de parceria. Fale um pouco do que faz e que o fato de trabalhar na mesma área o atraiu até ele ou ela. De acordo com o desenvolver da conversa, você poderá sentir mais firmeza quando for o momento certo para expor seus planos.

A parceria é uma opção que pode auxiliar na divulgação do seu negócio, mas, claro que nem sempre se encaixa para todas as situações. Por isso mesmo, nós devemos analisar os pontos que coloquei mais acima para identificar como isso pode ser proveitoso para ambas as partes.

Mas, no caso que uma parceria não seja o ideal para seu negócio, a dica é ficar de olho nos profissionais do mesmo segmento. O que eles oferecem? Como eles se comunicam com o público? Quais são os pontos fortes deles que me colocam um degrau abaixo?

Conhece alguém que já pensou em convidar para fazer uma cooperação? Dá o primeiro passo. Não é a sua intenção trabalhar dessa forma? Então, fica de olho na concorrência e tente melhorar sempre os seus produtos e serviços, para que o cliente te escolha pelo teu diferencial.

Boa sorte e bons negócios!

1 visualização

Quer fazer parte do nosso Projeto?

© 2020 Brempex 

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram