Dicas para um bolo perfeito



Dicas para um bolo perfeito


Difícil achar quem não goste de bolo. Seja simples para o café ou recheado para festas, o bolo sempre deixa as pessoas mais felizes.


Se você é do tipo de pessoa que fala que seus bolos ficam ruins por você não ter mão boa para bolos, vamos resolver isso já. Primeiro saibam que bolo é química e técnica. Para o bolo perfeito você precisa de uma boa receita e seguir certas dicas que além de facilitarem a preparação, vão deixar seu bolo maravilhoso. Todos nós podemos fazer bolos lindos e saborosos, vamos lá?


Separe todos os ingredientes antes de começar: muito importante ter tudo organizado, separado e devidamente pesado. Os ingredientes devem estar a mão no momento da adição na massa. Imagina estar com tudo pronto e descobrir que não tem fermento.


Ovos, leite, manteiga em temperatura ambiente: sempre tire os ingredientes de geladeira antes de preparar e espere eles ficarem na temperatura ambiente. Dessa forma você não terá choque de temperatura no preparo da sua massa.

Cuidado, se você estiver em um lugar muito quente não deixe a manteiga ficar muito liquida, ela deve ser em ponto de pomada para a maioria dos preparos. Quando a receita precisar dela líquida estará claramente descrito.


Aquecer e entender o forno: Começou a separar os ingredientes para o bolo, já coloque o forno para aquecer, por pelo menos 20 minutos antes de assar o bolo. A maioria das receitas exige 180°C, mas este valor pode variar. Tenha um termômetro para seus fornos, é a melhor maneira de saber a temperatura correta. O bolo precisa entrar no forno quente, pois é justamente esse choque de temperatura que fará com que ele cresça.

Entenda seu forno: alguns fornos, principalmente os caseiros, as vezes douram mais de um lado que do outro. Neste caso, talvez seja necessário mudar o bolo de posição. Para fazer isso espere ele ficar levemente dourado e já estar perto de pronto, quando começar a exalar aquele cheiro de bolo pela casa.


Preparar a forma: untar a forma é a primeira coisa a ser feita. Deixa ela prontinha para receber a massa que você irá fazer. Para untar você pode usar spray desmoldantes, óleo ou manteiga e polvilhar farinha, ou forrar a formar com papel manteiga de boa qualidade. Eu sou fã dos desmoldantes, ainda mais quando usamos formas desenhadas.


Desenforme o bolo ainda morno: retire o bolo do forno e deixe ele esfriar por cerca de 15 minutos, depois desenforme. Se esperar ele esfriar completamente a gordura que usou para untar a forma irá esfriar e aí será mais difícil o bolo soltar dela. Alguns bolos como o Angel Food ou Chiffon, pedem formas sem untar, neste caso espere esfriar para desenformar.

Não bata demais a farinha: isso mesmo!! Bolo não é pão que precisa ter o glúten ser desenvolvido. Bata bem os ovos, açúcar e gordura, e apenas misture suavemente depois de adicionar a farinha. Bater a farinha em excesso deixará seu bolo solado.


Bolos recheados, faça a massa de véspera: para bolos que irão receber recheios e coberturas mais pesadas, é importante que eles estejam mais firmes. Para isso asse os bolos uma noite antes e deixe-os descansarem dentro ou fora da geladeira, embalados com plástico filme. Assim você terá um bolo firme para trabalhar no dia seguinte.


Usar medidores e balança: essa é uma dica de ouro. Use balança, principalmente se fosse estiver fazendo bolos para vender. Converta suas receitas para gramas, assim você terá sempre o mesmo resultado. Se estiver usando uma receita em xícaras e colheres, use copos e colheres medidoras. Xícaras e colheres que usamos na cozinha tem medidas diferentes, então use sempre os medidores padrão.


Adicionar o fermento sempre com a farinha: dessa forma ele irá misturar homogeneamente na massa. Sempre na quantidade correta, não é verdade que mais fermento irá deixar seu bolo mais fofo.


O bolo estará pronto, quando ao espetar um palito/faquinha este sair seco. Porem só faça o teste depois que o cheiro de bolo assando já estiver dominando a casa toda, este é o maior sinal de que seu bolo está pronto ou quase lá. Sempre espete no meio do bolo, pois ele assa de fora para dentro, logo o meio demora mais para assar.

Peneirar os ingredientes secos: peneire para garantir que não tenha nenhuma impureza ou ingrediente de tamanho maior que o necessário. Dessa forma você deixará sua massa mais leve. Caso seus ingredientes já sejam bem fininhos, use um fuê para misturar eles antes de adicionar na massa. Assim eles se separam bem e ficará mais fácil adicionar ar na massa, deixando-a mais leve.


Qual gordura usar: quando for escolher o tipo de massa fazer leve em consideração o resultado esperado. Bolos feito com óleo são mais úmidos, irão se manter molhadinhos por mais tempo. São bolos mais práticos de fazer, na maioria das vezes não precisa de batedeira. Bolo com manteiga são mais macios, mais fofos, e muito saborosos, afinal, manteiga é manteiga. Porem eles tendem a ressecar mais rápido. São bolos mais estruturados, ideal para quem quer fazer bolos com recheios mais densos e decorados. Para bolos nos quais se queira colocar frutas, como por exemplo mirtilos, a massa amanteigada é a mais indicada. Caso queira usar margarina, tá tudo bem, ela também irá dar estrutura, leveza e maciez ao seu bolo, só não terá o sabor da manteiga. E para bolos feitos com margarina, não se deve apresentá-los como bolo amanteigado. Escolha margarinas com 80% de lipídio para o melhor resultado. Há também os bolos sem gordura, como pão de ló, com massas ultra fofinhas e que pedem recheios leves.


Minha dica para um forno confuso: as vezes acontece do forno não estar bem regulado, e seu bolo acaba dourando rapidamente em cima mas continua cru. Nesse caso, quando o bolo já estiver cheirando e a casquinha dourada, abra o forno e rapidamente cubra o bolo com papel alumínio. Assim ele irá terminar de assar mais rápido e evitar queimar o topo.


Ovos: sempre quebre seus ovos um a um, separadamente. Afinal, não queremos perder todos os outros ingredientes por conta de um ovo estragado!

Eu sei que depois de ler todas essas dicas você já deve estar com vontade de comer um bolinho. Então segue uma receita de uma massa de bolo bem simples, que saborizei com raspas de limão e papoula, mas poderiam ser raspas de laranja, baunilha, canela, o que desejar. Uma massa feita com óleo, que você vai fazer rapidinho.


Ingredientes


240g de farinha de trigo


200g de açúcar refinado


¼ colher (chá) de sal


1 ½ colher (chá) de fermento em pó


2 ovos (uso ovos grandes de 60 g)


160ml de leite


120g de óleo


Para saborizar:


1 colher (sopa) de papoula


Raspas de 1 limão


Misture e peneire todos os ingredientes secos, adicione a papoula e as raspas de limão. Adicione os ovos, o leite e o óleo. Com um fuê misture tudo muito bem e pronto. Coloque numa forma untada e leve para assar em forno quente a 180°C. Para essa medida usei uma forma de bolo de buraco de 22 cm de diâmetro.


Depois de morno e desenformado, esprema e coe o limão, do qual você tirou as raspas, e o use para molhar o seu bolo.


Prontinho!


Quer aprender novas receitas? 


Saiba mais sobre o Ebook-Páscoa


Agora você poderá acessar um dos cursos mais pedidos da Liliane no conforto da sua casa! O curso Chocolataria Básica foi desenvolvido para aqueles que querem aprender a trabalhar com o chocolate de forma simples e correta. Ela irá  ensinar que mesmo parecendo complexo, trabalhar com o chocolate é prazeroso.Você irá aprender a derreter e temperar o chocolate corretamente e sem segredo. Irá aprender a fazer bombons com recheios versáteis e diferenciados, trufas e mendiants. E toda a técnica de montagem dos bombons e trufas.Com estas receitas você poderá criar outros sabores tendo assim infinitas possibilidades de criação.


Para saber mais, clique aqui! 

6 visualizações

Quer fazer parte do nosso Projeto?

© 2020 Brempex 

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram