Sobre  Veronica

Apresentamos aqui no Projeto Brempex mais uma história de inspiração e que vai servir de motivação a muitas mulheres brasileiras no exterior que buscam empreender e se reinventar. Conheça Verônica Sales, pernambucana que vive na Alemanha.

Verônica Sales

EMPREENDEDORA NA ÁREA DE BELEZA

  • Preto Ícone Facebook
  • Instagram
No exterior
MINHA HISTÓRIA

Fale um pouco sobre você.

Me chamo Verônica Sales. Tenho 38 anos, venho do agreste pernambucano, minha cidade chama-se Vertente do Lério. Apesar de ser uma cidade pequena, se procurarem no google ,vocês acham (rs). Vivo há quase 12 anos na Alemanha.

O que fazia antes de vir morar no exterior?

Quando eu vim para a Alemanha, estava cursando Ciências Contábeis. Mas,sempre fui empreendedora na área de Beleza e Moda.

Fale um pouco sobre sua família.

Sou casada. Meu esposo é português e, como fruto dessa união, temos dois filhos. O Gabriel, de 6 anos, e o Miguel ,de um ano e meio.

E por que escolheu a Alemanha para viver? Por que decidiu sair do Brasil?

Eu decidi vir morar na Alemanha porque sempre gostei deste país. E, como já era aqui que meu esposo trabalhava, isso só facilitou a nossa decisão.

O que você faz hoje no país onde vive?

Sou autônoma na área de Beleza. Minha especialidade é em Micropigmentação e com noivas ( maquiagem e cabelo).

Como foi o início da sua vida no exterior como empreendedora? Quais barreiras você encontrou e quais expectativas você tinha que tiveram que ser adaptadas? Seus maiores desafios?

Desde que aqui cheguei, sempre soube que queria empreender neste país! Para mim, um dos maiores obstáculos foi e ainda é a barreira com o idioma. No meu caso, pelo fato de falar 100% português em casa e também 90% em português com minhas clientes, isso dificulta um pouco mais o meu desenvolvimento com a língua alemã. 

Você acha que a vocação empreendedora foi importante pro seu sucesso nos negócios?

Sem dúvida. A minha vocação empreendedora me ajudou muito para a realização do meu sucesso. Mas, não apenas isso!!  Eu acredito que a realização do meu sucesso veio acima de tudo através do meu profissionalismo, dedicação, respeito ao meu trabalho e às minhas clientes. Isso sim é que faz de mim uma empreendedora de Sucesso!!!

Que conselho/dicas você daria às futuras empreendedoras que desejam atuar na mesma área que você? O que você diria sobre “empreender no exterior”?

A dica que dou a quem pretende empreender “fora de casa” é: Estude o mercado o qual você pretende empreender e procure os orgãos responsáveis na área , para obter as informações necessárias. Um contador e advogado, que possam te orientar com as questões burocráticas, também se faz necessário.

Como você vê a recepção do povo nativo com relação à brasileira empreendedora?(Pode falar se houve algum tipo de preconceito, rejeição….)

90% do meu público é brasileiro! Porém, não tenho do que reclamar do meu público alemão. Pelo contrário, acho até que somos muito bem vistas, quando se trata de profissionais brasileiras na área de Beleza.

Ser mãe e empreendedora, como você administra?

É sempre um desafio ser empreendedora, dona de casa e mãe aqui na Alemanha. Principalemnte quando somos sozinhos. Meu caso em especial ,que tanto eu quanto meu esposo não temos nossos pais disponíveis por perto.  Mas aprendi que não devemos querer ser 100% em tudo!
Porém encontrar o equilíbrio para podermos dar conta das tarefas como um todo é necessário.E é exatamente em busca desse equilíbrio que estou em busca no momento. Já passei por fases de me dedicar mais de 80% ao trabalho. E isso não me fez bem no ambiente familiar. Então, foi daí que percebi que precisava desacelerar. Para tudo existe uma fase na vida. E para mim, este momento o qual estou passando, pretendo encontrar o equilíbrio entre o meu trablho e minha família. Não me sobrecarregar demais em nenhum dos aspectos!
E isso graças a Deus é possivel. Eu Tenho um esposo que me apoia e também me dá o suporte necessário.

Quer fazer parte do nosso Projeto?

© 2020 Brempex 

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram